Visitas guiada / aula aberta: Exposição Anuária 2020 FAUP

 

PT | EN

Visitas guiada / aula aberta
Exposição Anuária 2020 FAUP

Teve lugar no passado dia 22 de outubro uma visita / aula aberta conduzida por Pedro Leão Neto dirigidas para os alunos das unidades curriculares de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo (CAAD I) e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território do 2º Ciclo (FACT), nas instalações da FAUP onde está neste momento a Exposição da Anuária com trabalhos do ano letivo de 2019 / 2020, cuja temática se relaciona com o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC).

CAAD I / FAUP
O objetivo do CAAD I / FAUP, 1º Ciclo no 1º semestre, é desenvolver as bases teóricas e práticas relacionadas com temáticas de estratégias de comunicação visual para projeto de arquitetura num estágio inicial de desenvolvimento, com especial incidência na análise e comunicação do território de estudo e na utilização da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território.
A fotografia é utilizada como um instrumento de pesquisa e crítico do território de estudo com vista à conceção e produção de um fotolivro coletivo e individual sobre esse território.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de comunicação e fotografia, sendo o território de estudo um espaço público ou programa de arquitetura localizado na Grande Porto.


CAAD II / FAUP

O objetivo do CAAD II / FAUP, 1º Ciclo no 2º semestre, é continuar a desenvolver e refinar o trabalho desenvolvido em CAAD I no que diz respeito às bases teóricas e práticas relacionadas com a temática das estratégias de comunicação para o projeto de arquitetura num estágio inicial de desenvolvimento, mas agora com incidência num processo de comunicação e representação capaz de questionar o universo de Arquitectura, Arte e Imagem ao (re)pensar e explorar os diversos instrumentos de representação do pensamento e imaginação, ampliando deste modo uma prática de arquitetura ou teoria.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas é a mesma da adoptada em CAAD I, orientando os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de criação de um fotolivro / livro de artista, sendo o território de estudo um espaço público ou programa de arquitetura localizado no Grande Porto.


FACT / FAUP

O objectivo de FACT, 2º Ciclo no 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.

O intuito é dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utilizam a fotografia documental para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriação e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes e estratégias artísticas aquando da utilizacção da fotografia documental como um instrumento de investigação e comunicação crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas é a mesma da adoptada em CAAD I, orientando os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de criação de um fotolivro / livro de artista.

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Estrutura colaborativa
O Visual Spaces of Change reúne um conjunto diversificado de instituições e investigadores, arquitetos, curadores, fotógrafos e autores de artes visuais, num exercício de reflexividade conjunta em torno de preocupações comuns ligadas à transformação do território, ao espaço público e ao meio ambiente. A colaboração ativa dessa ampla rede de atores institucionais visa aumentar sua capacidade de intervir em sua realidade social por meio de ações concertadas.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha